segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Resenha : As MAIS

Sinopse
MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari a pagadora de micos, Aninha a intelectual, Ingrid a romântica e Susana a atleta. Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!

"Bom, aprendi que na vida nem sempre é tudo tão divertido. Tem horas que a gente fica triste. O motivo pode ser sério ou até bobo. Mas, se estivermos rodeadas de pessoas que gostam da gente, tudo fica mais fácil". (pág 59)



Maria Rita (Mari), Aninha, Ingrid e Susana, são as MAIS. Quatro amigas com personalidades superdiferentes que resolvem, depois da ideia de uma das professoras, escrever um livro contando suas aventuras no último ano do Ensino Fundamental, o nono ano. E a história é apresentada a nós, leitores de forma muito peculiar, visto que cada trimestre é contado por uma das MAIS, na ordem da sigla.
E quando eu digo diferentes quer dizer diferentes mesmo. Patrícia quis mostrar o quanto a vida pode ser mais divertida se ao invés de criticarmos as diferenças, as aceitarmos e, assim, aprender a lidar com a diversidade, utilizando-a de forma complementar.

Mari é espontânea, atrapalhada, engraçada e vive pagando micos (prepare-se para se divertir bastante nesta parte do livro); Aninha é estudiosa, responsável, linda (daquelas que comem e não engordam, que causam inveja em muita gente) e, inclusive, é blogueira literária; Ingrid é romântica, otimista, ligada em esoterismo, ama a cor rosa e adora filmes de amor; por fim, Susanaé atleta e adora cuidar da aparência, é a ela que todas recorrem quando precisam de dicas de beleza.

Vai dizer que não conhece pessoas com essas características? Ou melhor, vai dizer que você não é como uma das MAIS ou que, assim como eu, conseguiu constatar particularidades suas em cada uma delas? Pois é, até com a Susana eu consegui me identificar, mesmo odiando esportes e não sendo ligada em assuntos de beleza.

É importante dizer que a Patrícia conseguiu perfeitamente fazer cada uma de um jeitinho, você sabe quem é que está "falando" antes mesmo de ler os nomes e não deve ser fácil fazer isso com quatro protagonistas.

Outro ponto positivo, para mim, é de a história se passar no Rio de Janeiro. Consegui identificar a maioria dos locais citados.


Vale ressaltar que o livro está maravilhoso: capa, parte interna, ilustrações, revisão, enfim... Cada detalhe! Parabéns a Verus e a Patrícia pelo trabalho, dá para perceber que tudo foi feito com muitocarinho para nós, leitores.

Enfim, super recomendo para todos! Se você é da faixa etária a que o livro visa atingir vai amar a história das MAIS. E, se assim como eu, gosta de relembrar o passado, vai adorar do mesmo jeito.

2 comentários:

  1. Oi,
    Primeiro já vou agradecer pela sugestão do livro, eu adoro livros que falam sobre adolescentes, época de escola e tudo mais. Fiquei muito interessada, com certeza vou ler :)
    Beijos,
    www.negadafoto.com

    ResponderExcluir